Postado em 08/02/2023 15:22 - Edição: Administrador
Seguindo com a trilogia sobre os direito do agronegócio, aproveitando a semana do show rural Cascavel – pr, abordaremos sobre os AVALISTAS E FIADORES NOS CONTRATOS DE EMPRESTIMOS RURAIS.
O papel do avalista é o de garantir que o empréstimo será pago, mesmo se o devedor principal deixar de pagar. Assim, no caso da divida não ser paga e sobrevier uma execução judicial do banco, o avalista se torna também executado, ou seja, ambos são igualmente devedores (formalmente chamado de: devedores solidários).
Isso significa que a tentativa de bloqueio de contas, veículos e imóveis ocorrerá em face do devedor principal e do avalista de igual forma.
A boa noticia para o avalista, especialmente, é que, caso ele venha a pagar a divida do outro, ele poderá cobrar desse devedor principal, através de uma ação de regresso, os valores gastos.
É de extrema importância que o individuo que arrume a responsabilidade de ser avalista ou fiador de um emprestimo bancário, entenda o tamanho de encargo que esta assumindo, além também de entender, quais são seus direitos.